Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

O que faria Jesus?


JOÃO 2.1-11

Então, ela [Maria] falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
(Jo 2.5.)

Fazei tudo o que ele vos disser.
É a única ordem de Maria
Reconhecia em Jesus o seu Messias,
E queria a ele sempre obedecer.
Se quisermos experimentar milagres,
Vendo água em vinho se tornar,
O que é cego, de repente enxergar,
O que está morto enfim se levantar,
É somente obedecer a Jesus,
Que por nós se deu ali na cruz.
Um jovem casal vivia brigando, apesar de se amarem e conhecerem o
amor de Jesus na vida deles. Parece que não conseguiam viver felizes. Talvez
cada um fosse muito “cabeça-dura” e não se dobrasse à vontade do outro. O
egoísmo os fazia sofrer.

Certo dia houve uma séria discussão que quase acabou em agressão física.
A esposa, cheia de mágoas e ressentimentos, resolveu pegar suas coisas e
voltar para a casa dos pais. E começou a subir a escada que levava ao quarto a
fim de buscar seus pertences e sair. Tropeçou em um degrau e caiu. Machucou-
se levemente. Mas, ao erguer a cabeça para prosseguir em seu intento,
seus olhos se depararam com os dizeres de um quadro na parede, ali na curva
da escada. Nele estava escrito: “Em seus passos, o que faria Jesus?”
E ela começou a pensar em como estavam sendo tolos e egoístas. Assentou-
se ali na escada e ouviu o Espírito Santo falando ao seu coração.

Resolveu que ela deveria pedir perdão ao marido primeiro; fato que jamais
admitira. E a reconciliação se iniciou. Depois desse dia, Deus tratou com o
coração deles de tal maneira, que vieram a se tornar conselheiros de casais
no ministério da igreja que freqüentavam.

Um casamento feliz se apóia em consertos de falhas, pedidos de perdão e
reconciliação diariamente. “Perdoe-me, por favor”; essa deve ser a frase que
deve vir sempre acompanhada de um beijo e um abraço.
“Em seus passos, o que faria Jesus?” Eis uma boa pergunta para cada
decisão da vida, principalmente nos relacionamentos.

Pai, ajuda-me a ter um coração humilde e perdoador. Ajudame
a buscar a paz nos relacionamentos familiares, principalmente
a estar pronto a perdoar e a pedir perdão sempre que
for necessário. Amém.

domingo, 17 de abril de 2011

Nem aves nem feras

2 SAMUEL 21.1-14




... não deixou que as aves do céu se aproximassem deles de dia, nem os
animais do campo, de noite. (2Sm 21.10b.)

Quando Davi reinava sobre Israel, houve fome muito grave. Ele consultou
o Senhor, e este o orientou sobre o que deveria ser feito. Anos atrás, Israel
firmara uma aliança com os gibeonitas, jurando-lhes proteção. Entretanto
o rei Saul, no seu zelo, matara a muitos deles. E agora, sete homens da sua
descendência deveriam ser enforcados para acabar com a seca. Entre eles, os
dois filhos que Rispa tivera de Saul foram mortos. Ela tomou um pano de
saco, estendeu-o para si sobre uma rocha, e não deixou que, de dia, as aves
viessem bicar os corpos de seus filhos. E à noite ela espantava as feras. Isto
durou muitos dias, desde o princípio da sega até que a chuva caísse sobre a
terra. Foi dito a Davi a respeito dela, e o rei mandou que se sepultassem os
corpos dos jovens.

Rispa torna-se um exemplo de mãe que está sempre no seu posto. Embora
os filhos já estivessem mortos, ela estava ali impedindo a humilhação de
terem o corpo comido por aves ou feras. Rispa lembra às mães, cujos filhos
estão “mortos” em seus delitos e pecados, que é preciso lutar por eles em
oração. Colocar-se na torre de vigia e não deixar que aves ou feras (demônios
das trevas) venham destruí-los.

O Senhor Jesus traz vida aos “mortos em seus pecados”. Há grande poder
nas lágrimas de uma mãe diante do Rei.
Senhor, tu és o Deus que ouves a oração,
Recolhes as lágrimas do contrito coração,
Em Cristo, na cruz, ofereces sempre o teu perdão,
E uma vida nova, cheia de consolação.

Levantamos a voz a ti, em intercessão
Pelo que está perdido, ferido e até morto então,
Encontre-o, e traga-lhe teu sopro de ressurreição.

Pai, oramos pelos que estão apodrecendo em seus pecados,
longe de ti e do gozo que tua vida traz. Restaura com teu
sopro, oh Espírito Santo, a vida plena no coração daqueles
por quem intercedemos. Venha o perfume da tua vida sobre os
filhos, cujas mães se derramam em lágrimas diante de ti. Amém

segunda-feira, 28 de março de 2011

A vida é uma arte.



Curtir cada momento, saber lidar com as dificuldades, aproveitar os dias bons, ser feliz estando triste, buscar realizações, saber viver cada fase.

A vida é feita de três momentos: o futuro, o presente e o passado.

Todos nós temos dificuldades na vida por causa de algum destes três âmbitos.

Ao ler esta reflexão, tente encontrar aonde você se encaixa mais, para que Deus possa te mostrar como caminhar para que você seja uma pessoa cheia de prazer em viver.

Algumas pessoas que têm dificuldade de lidar com o futuro. A ansiedade e falta de perspectiva fazem com que você sempre sonhe e nunca alcance. Você sente insegurança em encarar o futuro, pois ele é uma incógnita gigante e uma inquietação constante.

Outros têm maior dificuldade de lidar com o presente. A rotina do dia-a-dia te sufoca, e você se questiona incansavelmente sobre a razão de sua vida. Sempre preocupado com os problemas e dificuldades que vêm, você não consegue curtir a beleza da vida.

Por fim, têm aqueles que lutam para lidar com o passado. Você tende a remoer seus erros e amplificar os momentos já vividos. Sem conseguir esquecer as marcas do passado - boas e ruins - você tem dificuldade de superar o passado e viver coisas novas.

E aí, já se identificou com algum destes três?

Apesar de termos um pouco de todos, cada um de nós tende para algum desses conflitos. Por exemplo, se você é um jovem estudando para entrar em uma faculdade, é bem provável que sua luta seja em descansar quanto ao seu futuro. Se você está trabalhando para se sustentar, sua luta pode ser a de conseguir viver uma vida feliz, sem se preocupar excessivamente com as dificuldades de cada dia. E se você viveu coisas incríveis, mas não está vivendo nem perto do que já foi, você pode estar preso no passado, sem conseguir se livrar para viver coisas melhores.

Se seu problema tem sido lidar com o futuro, tenho algo a te dizer.

As coisas mais lindas da vida não são planejadas e nem esperadas. Viva a cada dia como se fosse o último, e faça um esforço para amar seus queridos e curtir a vida. E mais importante que tudo, confie em Deus. Não andem ansiosos por coisa alguma, realmente não vale a pena.

Se sua dificuldade tem sido lidar com o presente, também tenho algo a dizer.

Talvez você precise de férias, ou de sair com os amigos. Até Deus descansou, depois de seis dias de trabalho. Mas talvez você precise de uma pequena mudança na mentalidade: a vida não é só feita do que acontece conosco, mas do que nós fazemos acontecer. Busque a Deus, e você verá sua motivação aumentando e sua visão mudando.

Se sua luta é superar o passado, essas são algumas situações que você pode ter vivido:

1. O passado é um fantasma. Você passou por algo traumático, que define sua personalidade e te faz sofrer. Você não consegue esquecer, e mesmo que não pense mais sobre isso, suas atitudes refletem o trauma que isso gerou em você.

2. O paraíso está no passado. Você namorou alguém muito incrível, ou teve amigos inseparáveis, ou amou muito a Deus, e agora nada disso existe mais. Você quer sempre voltar no tempo e viver no passado, e está preso ao que já foi.

3. O passado é um inferno. Suas decisões trouxeram você para onde você está agora, e te fazem sofrer. Você errou, e se culpa por isso. Você sempre pensa, 'se eu tivesse feito diferente.', e isso é uma âncora que te impede de viver.

Se você tem vivido por alguma dessas dificuldades, há uma saída simples e real: deixe o passado no passado, e não alimente o que já foi.

Não diga: 'por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?' Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta. (Eclesiastes 7:10)

Entregue seu caminho ao Senhor, confia nele, e ele agirá. (Salmos 37:5)

Não segure o passado. Deixe-o ir.

Seja qual for sua luta, se lance aos pés da cruz. Este é o lugar aonde você pode descansar e vencer qualquer coisa que possa estar te impedindo de viver.

E depois de um bom tempo refletindo nessas coisas, cheguei a uma conclusão. Para viver a vida e ser feliz, a melhor solução é:

Viva o melhor do presente, abra mão do passado e deixe o futuro nas mãos de Deus.