segunda-feira, 28 de março de 2011
A vida é uma arte.
Curtir cada momento, saber lidar com as dificuldades, aproveitar os dias bons, ser feliz estando triste, buscar realizações, saber viver cada fase.
A vida é feita de três momentos: o futuro, o presente e o passado.
Todos nós temos dificuldades na vida por causa de algum destes três âmbitos.
Ao ler esta reflexão, tente encontrar aonde você se encaixa mais, para que Deus possa te mostrar como caminhar para que você seja uma pessoa cheia de prazer em viver.
Algumas pessoas que têm dificuldade de lidar com o futuro. A ansiedade e falta de perspectiva fazem com que você sempre sonhe e nunca alcance. Você sente insegurança em encarar o futuro, pois ele é uma incógnita gigante e uma inquietação constante.
Outros têm maior dificuldade de lidar com o presente. A rotina do dia-a-dia te sufoca, e você se questiona incansavelmente sobre a razão de sua vida. Sempre preocupado com os problemas e dificuldades que vêm, você não consegue curtir a beleza da vida.
Por fim, têm aqueles que lutam para lidar com o passado. Você tende a remoer seus erros e amplificar os momentos já vividos. Sem conseguir esquecer as marcas do passado - boas e ruins - você tem dificuldade de superar o passado e viver coisas novas.
E aí, já se identificou com algum destes três?
Apesar de termos um pouco de todos, cada um de nós tende para algum desses conflitos. Por exemplo, se você é um jovem estudando para entrar em uma faculdade, é bem provável que sua luta seja em descansar quanto ao seu futuro. Se você está trabalhando para se sustentar, sua luta pode ser a de conseguir viver uma vida feliz, sem se preocupar excessivamente com as dificuldades de cada dia. E se você viveu coisas incríveis, mas não está vivendo nem perto do que já foi, você pode estar preso no passado, sem conseguir se livrar para viver coisas melhores.
Se seu problema tem sido lidar com o futuro, tenho algo a te dizer.
As coisas mais lindas da vida não são planejadas e nem esperadas. Viva a cada dia como se fosse o último, e faça um esforço para amar seus queridos e curtir a vida. E mais importante que tudo, confie em Deus. Não andem ansiosos por coisa alguma, realmente não vale a pena.
Se sua dificuldade tem sido lidar com o presente, também tenho algo a dizer.
Talvez você precise de férias, ou de sair com os amigos. Até Deus descansou, depois de seis dias de trabalho. Mas talvez você precise de uma pequena mudança na mentalidade: a vida não é só feita do que acontece conosco, mas do que nós fazemos acontecer. Busque a Deus, e você verá sua motivação aumentando e sua visão mudando.
Se sua luta é superar o passado, essas são algumas situações que você pode ter vivido:
1. O passado é um fantasma. Você passou por algo traumático, que define sua personalidade e te faz sofrer. Você não consegue esquecer, e mesmo que não pense mais sobre isso, suas atitudes refletem o trauma que isso gerou em você.
2. O paraíso está no passado. Você namorou alguém muito incrível, ou teve amigos inseparáveis, ou amou muito a Deus, e agora nada disso existe mais. Você quer sempre voltar no tempo e viver no passado, e está preso ao que já foi.
3. O passado é um inferno. Suas decisões trouxeram você para onde você está agora, e te fazem sofrer. Você errou, e se culpa por isso. Você sempre pensa, 'se eu tivesse feito diferente.', e isso é uma âncora que te impede de viver.
Se você tem vivido por alguma dessas dificuldades, há uma saída simples e real: deixe o passado no passado, e não alimente o que já foi.
Não diga: 'por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?' Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta. (Eclesiastes 7:10)
Entregue seu caminho ao Senhor, confia nele, e ele agirá. (Salmos 37:5)
Não segure o passado. Deixe-o ir.
Seja qual for sua luta, se lance aos pés da cruz. Este é o lugar aonde você pode descansar e vencer qualquer coisa que possa estar te impedindo de viver.
E depois de um bom tempo refletindo nessas coisas, cheguei a uma conclusão. Para viver a vida e ser feliz, a melhor solução é:
Viva o melhor do presente, abra mão do passado e deixe o futuro nas mãos de Deus.
A minha graça te basta.
"E disse-me (o Senhor): a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então sou forte." II Coríntios, cap. 12, vers. 9 e 10.
Há um grupo de cristãos que se pudessem, arrancariam determinadas páginas da Bíblia, e essa seria uma delas. Há um movimento do Evangelho que só prega bênçãos, e quando sobrevêm as tribulações, não suportam e agem exatamente como aquele homem que edificou a sua casa sobre a areia e desceu a chuva e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mas todo aquele, pois, que escuta e pratica a palavra de Deus, é como o homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha, e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Praticar a palavra de Deus, é não omitir nem um jota nem um til do que o Senhor, por intermédio do Espírito Santo, nos deixou registrado na Bíblia. Viver segundo as Escrituras Sagradas, é reconhecer que somos direcionados pelo Espírito de Deus e que as bênçãos do Senhor nos alcançam e que não necessitamos correr atrás delas, mas necessitamos conhecer as Promessas do Pai, conforme está escrito em Deuteronômio, capítulo 28, do versículo 1 ao 13. Citarei os dois primeiros: E será que se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus... E alguém já me disse que são cerca de oito mil bênçãos que o Senhor nos promete de Gênesis ao Apocalipse.
Papai, Aba, tem imenso prazer em satisfazer os desejos do coração, mas acima de tudo, Ele almeja a salvação de seus filhos, pois de que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
sexta-feira, 4 de março de 2011
De onde vem o socorro?
1 SAMUEL 23.19-29
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro
vem do Senhor, que fez o céu e a terra. (Sl 121.1,2.)
Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
De onde pode vir alento para o que prova o sofrimento?
De onde, água refrescante para a alma suplicante?
De onde, paz que satisfaz
Para o coração que em guerra se desfaz?
De onde, prudência para o falto de inteligência?
De onde, ternura e candura
Para o coração impuro e duro?
De onde, cura e proteção para o insano e ferido coração?
De onde amor, para o que, solitário, se revolve na dor?
De onde companhia e segurança
Para o traído que já perdeu a confi ança?
De onde o toque abençoador
Para o contrito pecador?
O meu socorro vem do Senhor,
Que fez o céu e a terra.
Daquele que me diz:
“Não temas, fi lho meu, te tomo pela mão,
Toco em teu coração, dou-te o meu perdão,
E em meus braços encontrarás eterna proteção!”
O jovem Davi estava sendo caçado pelo rei Saul, por causa da inveja
deste. Os zifeus haviam relatado ao rei onde era o esconderijo de Davi. O
exército imperial era numeroso e encurralou o pequeno grupo de Davi no
alto do monte no deserto de Maom. Mas o “pastor guerreiro” tinha em Deus
o seu escudo e proteção. Clamou ao Senhor. E veio o livramento. Saul teve
de abandonar aquela investida às pressas para lutar contra os fi listeus. Ali, no
alto do monte, Davi encontrou o socorro. O Deus de Davi é o nosso Deus.
Ele é escudo e proteção. Experimente confi ar nele.
Senhor, como é bom saber que estás sempre conosco. Não há o
que temer, pois tu és o nosso escudo e salvação. Em ti, o nosso
coração confi a. Amém.
Pra. Ângela Valadão
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro
vem do Senhor, que fez o céu e a terra. (Sl 121.1,2.)
Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
De onde pode vir alento para o que prova o sofrimento?
De onde, água refrescante para a alma suplicante?
De onde, paz que satisfaz
Para o coração que em guerra se desfaz?
De onde, prudência para o falto de inteligência?
De onde, ternura e candura
Para o coração impuro e duro?
De onde, cura e proteção para o insano e ferido coração?
De onde amor, para o que, solitário, se revolve na dor?
De onde companhia e segurança
Para o traído que já perdeu a confi ança?
De onde o toque abençoador
Para o contrito pecador?
O meu socorro vem do Senhor,
Que fez o céu e a terra.
Daquele que me diz:
“Não temas, fi lho meu, te tomo pela mão,
Toco em teu coração, dou-te o meu perdão,
E em meus braços encontrarás eterna proteção!”
O jovem Davi estava sendo caçado pelo rei Saul, por causa da inveja
deste. Os zifeus haviam relatado ao rei onde era o esconderijo de Davi. O
exército imperial era numeroso e encurralou o pequeno grupo de Davi no
alto do monte no deserto de Maom. Mas o “pastor guerreiro” tinha em Deus
o seu escudo e proteção. Clamou ao Senhor. E veio o livramento. Saul teve
de abandonar aquela investida às pressas para lutar contra os fi listeus. Ali, no
alto do monte, Davi encontrou o socorro. O Deus de Davi é o nosso Deus.
Ele é escudo e proteção. Experimente confi ar nele.
Senhor, como é bom saber que estás sempre conosco. Não há o
que temer, pois tu és o nosso escudo e salvação. Em ti, o nosso
coração confi a. Amém.
Pra. Ângela Valadão
Assinar:
Postagens (Atom)

